quarta-feira, 28 de março de 2012

Símbolos da nossa Escola

BANDEIRA DA ESCOLA
CORES: AZUL (cor do uniforme), VERDE ( as matas por ser na zona rural), BRANCO (paz). AS ESTRELAS SIGNIFICA: EDUCAÇÃO E VIDA.

                                                   
                                                 LOGOMARCA DO UNIFORME

                                   Os símbolos foram idealizados pela aluna do 8º ano Joice.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Livro: Salinas e seus encantos

ESTA OBRA É RESULTADO DOS TRABALHOS DO CONCURSO "SALINAS E SEUS ENCANTOS" REALIZADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALINAS E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO QUAL CONTEMPLOU ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E APAE.
   OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE JACURUTU, FORAM CLASSIFICADOS EM TODAS AS CATEGORIAS: FRASE, POEMA, DESENHO, REDAÇÃO E FOTOGRAFIAS. A LISTA DOS CLASSIFICADOS ESTÃO NAS POSTAGENS ANTIGAS ABAIXO. OS ALUNOS SERÃO PREMIADOS COM UMA VIAGEM A GRÃO MOGOL (CIDADE HISTÓRICA), COM KITS EDUCATIVOS E UMA CÓPIA DO LIVRO PUBLICADO PARA CADA ALUNO.
Veja o livro na íntegra, clic em expand e confira.



ÚLTIMA SEMANA DE MARÇO, SEMANA DA ALIMENTAÇÃO.

Os benefícios e sabores de uma alimentação natural

Cada vez com mais adeptos, a alimentação natural deixou de ser uma moda exótica para ser incorporada por todos os tipos de públicos. A busca de produtos integrais virou uma verdadeira febre, que pode ser sentida, por exemplo, nas bancas do gênero no Mercado Público. Grãos e cereais integrais lideram esta busca de alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e substâncias bioativas originais do alimento, além da vantagem de não conterem aditivos químicos. Eles colaboram na prevenção e no tratamento de diversas doenças crônicas causadas, em sua grande maioria, por uma alimentação errada.

Até os anos 70 a alimentação natural era tida como hábito de um público alternativo, também conhecido como naturalista e ecológico. Aos poucos, contudo, ela foi ganhando espaço e conquistando mais adeptos, ao mesmo tempo em que estudos científicos passaram a comprovar a sua eficácia e importância para a saúde humana.

Conhecendo alimentação natural integral
Entende-se alimento natural e integral aquele que é minimamente processado, o mais próximo de sua origem possível, sem aditivos químicos como corantes artificiais, conservantes, aromatizantes, entre outros. Ou seja, mantém praticamente intactas suas principais camadas, que por sua vez, têm funções específicas, tanto para o alimento, quanto para uma dieta equilibrada. No caso dos grãos naturais integrais por exemplo, eles preservam não apenas a camada interna onde estão os carboidratos, proteínas e alguns micronutrientes do grão, mas também o farelo e o gérmen, onde se concentram as vitaminas, minerais e outros nutrientes pouco encontrados nos produtos refinados. Isto faz com que a alimentação natural integral seja baseada em alimentos mais próximos de sua natureza, preservando o equilíbrio original dos nutrientes e das substâncias bioativas.

Efeitos e benefícios na saúde

Estudos recentes mostraram que os alimentos integrais podem favorecer, não apenas a perda de peso, que também acontece no caso de tratamentos com dietas hipocalóricas em geral, mas favorecem especificamente a perda de gordura na região abdominal. Importante lembrar que a gordura aí localizada é responsável pela produção de substâncias pró-inflamatórias, que aumentam o risco de problemas como o diabetes do tipo 2 e problemas cardiovasculares. Além desses efeitos, os alimentos naturais integrais também ajudam a tratar e prevenir:
hipertensão, obesidade, osteoporose, problemas respiratórios e alguns tipos de câncer.

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

O QUE É A SÍNDROME DE DOWN
Por Fernanda Travassos-Rodriguez
A Síndrome de Down decorre de um acidente genético que ocorre em média em 1 a cada 800 nascimentos, aumentando a incidência com o aumento da idade materna. Atualmente, é considerada a alteração genética mais freqüente e a ocorrência da Síndrome de Down entre os recém nascidos vivos de mães de até 27 anos é de 1/1.200. Com mães de 30-35 anos é de 1/365 e depois dos 35 anos a freqüência aumenta mais rapidamente: entre 39-40 anos é de 1/100 e depois dos 40 anos torna-se ainda maior. Acomete todas as etnias e grupos sócio-econômicos igualmente. É uma condição genética conhecida há mais de um século, descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental (18%). No Brasil, de acordo com as estimativas do IBGE realizadas no censo 2000, existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down. As pessoas com a síndrome apresentam, em conseqüência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.

terça-feira, 20 de março de 2012

Festa dos 60 anos da nossa querida escola Jacurutu!!!!!!!

Ornamentação da  festa por todos da escola.



Exposição de trabalhos feitos pelos alunos e funcionários.




Exposição de alguns títulos simbólicos conquistados.


Abertura do evento com o locutor Osvaldo da rádio, com boas vidas uma mensagem: "Escola é " de Paulo Freire.
Participação efetiva de toda a comunidade escolar, regiões circunvizinhas e convidados ilustres.

Oração em ação de graça pela escola pela professora Eliane .
                                     
Discurso da diretora Camila Cristina aos presentes .

Discurso e relatos de experiência do senhor Arlindo(Paraguai) um dos primeiros alunos e filho do fundador da escola, no qual recebeu homenagens.

Discurso do convidado ilustre, vereador Valdeir, popular(negão).

Discurso da professora Araci Magalhães, parceira da escola, onde defendeu sua tese de doutorado nesta escola, nos deu a honra de sua presença.

Discurso da Secretária de Educação de Salinas e representante do Prefeito Municipal José Antônio Prates. A secretária enfatiza a importância de uma boa escola na vida de nossos filhos e convida a primeira cantineira desta escola a dá seu depoimento de quando aqui trabalhou. A senhora Dona Nenzinha assim chamada por todos, nos deu o prazer de suas eternas memórias na história da escola de Jacurutu. 


Discurso do ilustre convidado vereador e parceiro da escola Tião de Olegário, e também ex-aluno .

Discurso do parceiro da escola professor Antônio Roque do IFNMG.

Apresentação do decreto e portaria pela professora Marlúcia Xavier de contratação da primeira professora"Maria Ferreira" residente hoje em Ferreirópolis e da criação da escola na data de 25 de Janeiro de 1952.
Apresentação da nova logomarca e modelo do uniforme escolar criada e idealizada pela aluna Joice do 8º ano nas aulas de artes da professora Mônica Matos. A aluna fala sobre a sua criação artística de forma espontânia  com ajuda do colega Yuri que veste o modelo apresentado. 

A aluna Joice também criadora da bandeira da escola, fala das cores utilizadas e explica sua idealização de um símbolo tão importante criado nas aulas de Geografia/história da professora Cláudia.

Apresentação do hino da escola idealizado pela aluna do 8º ano Dayanne Emanully, nas aula de Literatura da professora Mônica Matos.Em seguida todos juntos cantam o hino com a aluna.


HINO DA ESCOLA
Letra: Dayanne Emanuelly
Música: João Júnio
Pelos campos e pelos vales
De Salinas, de Salinas
Vejo uma simples escola
Tão divina, tão divina

Minha escola: Jacurutu
Formosa e encantadora
Obra do criador
Me ensinas com amor

Minha escola querida
És a fonte do aprender
Educação aqui encontro
Somos filhos do saber

Salve oh escola tão querida
Memórias do meu coração
Entre todas a escolhida
És sinônimo de emoção

Minha escola tão querida
Tú és minha inspiração
me deste sabedoria
Ensinamentos, educação.


Apresentação de poesias produzidas pelas alunas Taynan e Leci  do 9º ano, elaboradas nas aulas de português pela professora Flaviane.

Apresentação de uma coreografia pelos alunos do 1º ao 5º ano com a música "Vamos construir" de Sandy e Júnior.

Entrega de títulos e homenagens aos convidados ilustres como o senhor Arlindo popular (Paraguai), prefeito municipal e ao senhor José Vilela(in memórian).


Parabéns com todos presentes e almoço de confraternização.



terça-feira, 6 de março de 2012

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA EM 2011



A Escola Municipal de Jacurutu parabeniza a aluna Dayanne  por ter conseguido alcançar a 3ª etapa das olimpíadas de matemática , onde a mesma será premiada e homenageada pelo sucesso. Todos nós orgulhamos pela conquista .

Parabéns a todas as mulheres do nosso Brasil!!!!!!!

quinta-feira, 1 de março de 2012

PORQUE EXISTE ANO BISSEXTO?


Então o que é ANO BISSEXTO?

Chama-se ano bissexto o ano que tem um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias. Isso ocorre de quatro em quatro anos, porque um calendário fixo de 365 dias apresenta um erro de aproximadamente 6 horas por ano, equivalente a 1 dia a cada quatro anos ou 1 mês a cada 120 anos. 

Quer entender melhor? Assista ao vídeo:


Espaçonave Terra - SEMANA 09 - ANO BISSEXTO; NOÇÕES DE CALENDÁRIO

Os movimentos e as fases da Lua para entender o ano bissexto

INCLUSÃO NA ESCOLA

Inclusão

"
É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.

    A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, além dos idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relação a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando tal ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que passou-se a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos.
A princípio, eles ganharam alguma liberdade através das rampas, que permitiram maior acesso às escolas, igrejas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, meios de transporte, etc. Aos poucos, o mundo foi se remodelando para dar-lhes maiores oportunidades.
Hoje é comum vermos anúncios em jornais, de empresas contratando essas pessoas, sendo que de acordo com o número de funcionários da empresa, existe uma cota, uma quantidade de contratação exigida por lei. Uma empresa com até 200 funcionários deve ter em seu quadro 2% de portadores de deficiência (ou reabilitados pela Previdência Social); as empresas de 201 a 500 empregados, 3%; as empresas com 501 a 1.000 empregados, 4%; e mais de 1.000 empregados, 5%.
Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes.
E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando essas pessoas são colocadas em um grupo que as aceite, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.
Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia