domingo, 4 de dezembro de 2011

Selo Unicef cultura Indígena e afro-brasileira

Salinas em conquista do selo Unicef.

Estamos trabalhando sobre a cultura indígena e afro-brasileira mas afinal qual a importância da cultura?

A cultura é o patrimônio importantíssimo de um povo, por que resulta dos conhecimentos compartilhados entre as pessoas de um lugar e vai passando, e sendo recriada, de geração em geração.
É a cultura que diz em que acredita. Ela influencia os modos de ser e de estar no mundo; de agir, sentir e se relacionar com o natural e o social. No Brasil, há uma diversidade cultural significativa. Todos devem ser valorizados.
Esse conceito permite observar a força das culturas de indígenas e de afro-brasileiros em todos os momentos cotidianos. Nos seus modos diversos de falar,  andar, comer. orar,celebrar e brincar estão inscritas suas marcas civilizatórias. Há um traço de destaque nesses povos: ancorados na dimensão do sagrado, celebram e respeitam a vida e a morte, estabelecendo uma relação ética com a natureza. Pela forma de se expressar e de ver o mundo, tais populações mantêm vivas suas histórias.
As culturas de origem africana e indígena possuem uma diversidade enorme. De maneira geral, identificam-se características bastante semelhantes entre elas, pois são povos que:

  • se organizam por meio da participação coletiva e valorizam a presença de crianças, jovens, adultos e idosos em todos os processos sociais;
  • preservam a vida natural e social, isto é, juntam-se em torno de objetivos comuns;
  • consideram o território patrimônio de gerações e gerações;
  • definem seus territórios não somente pela extensão e recursos naturais neles existentes, mas também pelo trabalho, símbolos, vivências, cemitérios, habitações, plantações, roças comunitárias, caminhos rios, riachos, praias, mar, lagos, montanhas, florestas, córregos, mitos, histórias e muito mais;
  • foram atingidos por diversas formas de violência física e cultural, ameaças de dissolução e,  por isso entendem como fundamental a transmissão entre as gerações de suas histórias e culturas, nem sempre respeitadas no contexto em que vivem atualmente.
Outro ponto fundamental: observa-se grande variação na expressão dessas culturas. Haja vista a diversidade das populações indígenas. Existem no Brasil 4.774 aldeias, com um total de 218 etnias e 180 línguas, que estão localizadas em 448 municípios, de 24 Estados brasileiros. 
Ouvindo as histórias das pessoas mais velhas, é possível conhecer mais as tradições e identificar um patrimônio que pode ser recriado nos mais diversos contextos e situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário