quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

O QUE É A SÍNDROME DE DOWN
Por Fernanda Travassos-Rodriguez
A Síndrome de Down decorre de um acidente genético que ocorre em média em 1 a cada 800 nascimentos, aumentando a incidência com o aumento da idade materna. Atualmente, é considerada a alteração genética mais freqüente e a ocorrência da Síndrome de Down entre os recém nascidos vivos de mães de até 27 anos é de 1/1.200. Com mães de 30-35 anos é de 1/365 e depois dos 35 anos a freqüência aumenta mais rapidamente: entre 39-40 anos é de 1/100 e depois dos 40 anos torna-se ainda maior. Acomete todas as etnias e grupos sócio-econômicos igualmente. É uma condição genética conhecida há mais de um século, descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental (18%). No Brasil, de acordo com as estimativas do IBGE realizadas no censo 2000, existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down. As pessoas com a síndrome apresentam, em conseqüência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.

2 comentários:

  1. Para fazer parte do GRUPO PROFESSORES VIRTUAIS acesse: http://blogjonathancruz.blogspot.com.br/2011/10/professores-virtuais.html

    Aguardo sua inscrição!

    ResponderExcluir
  2. Que prazer encontrá-los na relação de meus seguidores.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho na escola.
    Vamos trocar conteúdos e experiências.
    Um abraço daqui de Dourados/MS a todos.
    Diga aos alunos que estamos acompanhando o trabalho deles.
    Paz, amor e perseverança nesta missão linda e maravilhosa que é a educação desses jovens oferecendo-lhes algo novo para a conquista de sua cidadania.
    Voltem sempre.

    ResponderExcluir